sábado, 20 de fevereiro de 2010

Dia para esquecer na Madeira...

É difícil descrever o que se sente ao ver imagens como as que foram mostradas sobre os acontecimentos no Funchal e na Ribeira Brava. Ainda por cima, quando estive nestes dois lugares em Setembro passado. Mas a natureza é assim! Vencer a ordem natural das coisas só é possível até certo ponto. A orografia da Madeira é impressionante. O número de casas alcandoradas, sejam novas habitações ou casas muito modestas, é espectacular. Porém, estão sujeitas a situações meteorológicas extremas como esta que, infelizmente aconteceu. Naturalmente, o ordenamento do território não é dos mais felizes, tendo em conta as condições do terreno, mas fazer como a SIC N fez todo o dia, procurando falar com políticos e ambientalistas tendo como ponto fundamental este problema do ordenamento do território, não me parece «jornalismo» muito honesto... e não quero, de forma alguma, defender o Jardim e o seu governo... mas, há ocasiões para tudo e agora, a hora é de reabilitação e recuperação das áreas atingidas. A minha maior solidariedade para com os madeirenses!
Já agora, quando é que políticos e jornalistas aprendem que estas situações não tem a ver com «condições climáticas», mas sim com condições meteorológicas ou atmosféricas?

2 comentários:

  1. As imagens são impressionantes! Só de pensar que ali estivemos há tão pouco tempo, a passear na marina, a visitar as lojas na baixa,a jantar no quartel da Ribeira Brava. Mas será que a culpa é só da Natureza? Será que derrubar árvores, acabar com a pastorícia, impermeabilizar os solos para construir novas estradas e "coisas bonitas" para o turista ver não influenciará a ocorrência de tamanha catástrofe? Será? Cristina (prima da Fátima)

    ResponderEliminar
  2. Dois pontos de vista correctos. Mas será, já que a catástrofe aconteceu, que na reconstrução a fazer,certos cuidados de melhor planeamento, não deverão ser tidos em conta?

    ResponderEliminar