segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Afinal, quem mais beneficiou com os resultados?

Indiscutível que o partido mais votado foi o PS! Não renovou a maioria absoluta, mas isso já todos esperavam. Vai ter que fazer muita «ginástica»...
Mas, o mais beneficiado foi, sem dúvida, o CDS. Por quê? Porque alcançou um número de deputados que lhe permite ser a «charneira». Arranjou quatro ou cinco frases chave, com que se concordava de imediato e, no mais puro populismo e demagogia, dava a entender que o Governo fazia ao contrário das ditas. E não é que resultou?
Era, afinal, o que o BE queria, ser a «charneira». Mas saiu-lhe o «tiro pela culatra». E agora o que vai Louçã fazer com o oito deputados que tem a mais? Nada! A «chantagem» que se preparava para exercer sobre o PS, que teve o seu «ponto alto» nas infelizes declarações após os resultados, ficou sem efeito... Isto é, o BE contribuiu para retirar a maioria absoluta ao PS, mas contribuiu, também, para que o PSD e o CDS, juntos, conseguissem mais deputados que o PS sózinho. Agora vai «chupar no dedo», a menos que traga a CDU para o grupo. O «canto de vitória» do BE não lhe vai servir para nada. E depois o outro é que é arrogante...
Quanto ao PSD «temos pena», vai ter que mandar «mais postais». A «velha senhora», finalmente, vai ter o que merece: uma reforma sossegada. Aliás, pode levar o Prof. Cavaco com ela, pois este não aparenta discernimento suficiente para novo mandato.

2 comentários:

  1. Boa tarde!!! Não podia deixar de lhe agradecer os parabéns, enviados por interposta pessoa, pela vitória do meu partido. "Chegámos aos 2 dígitjos!" Esta vitória é que foi verdadeiramente extraordinária.
    E hoje, pelas 20h00, lá estaremos a "escutar" atentamente o Exmo. Senhor Silva a falar, ou não, das "escutas" a Belém.
    Bjs
    Prima (da Fátima)

    ResponderEliminar
  2. Pois não partilho das alegrias da feliz chegada de certo partido aos "2 dígitos"... Gostos! Mas tudo o resto foi "muito bem feito".

    ResponderEliminar