sábado, 31 de outubro de 2009

As bisbilhotices e as «fugas de informação»...

Vi ontem um filme que me deixou a pensar sobre os efeitos das «fugas de informação» feitas ao segredo de justiça e que levam ao «julgamento popular»... Aliás, da maneira como estão as coisas, o Estado bem poderia prescindir do pessoal dos Tribunais. Bastava que polícias e magistrados continuassem a «bufar» os segredos de justiça aos jornalistas, e pronto! O povo encarregava-se de julgar com base nas opiniões e manipulações de «factos» feitas nos jornais...
No filme, um padre contava numa homilía que uma pessoa tinha ido confessar-se: «padre, eu desconfiava que um indivíduo tinha feito algo de errado e comentei isso com várias pessoas». O padre disse-lhe: «antes de te dar a penitência, vais ao telhado da tua casa, levas uma almofada e uma faca e rasgas a almofada». A pessoa assim fez. Quando voltou ao padre, este disse-lhe: «agora, vais voltar ao telhado e recolhes todo o material espalhado e voltas a colocá-lo na almofada». Espanto da pessoa: «padre, não consigo, a almofada era de penas e elas espalharam-se pelo telhado e por todas as ruas em redor». É assim que começam os «julgamentos populares». Vamos continuar a assistir impávidos e serenos à bisbilhotice dos agentes da justiça e dos jornalistas?

3 comentários:

  1. Só concorda com essa opinião, quem já desempenhou cargos públicos. Pois nós, comuns ou reles mortais, vemos nas fugas, a venda da Justiça que se quer cega. Se os tribunais não funcionam, que funcione a opinião pública. Além disso, o sr. sabe que até o fumo onde há fogo, se esvai rapidamente em Portugal, terra de consumidores compulsivos de queijo.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro, sejamos claros, não estou a querer defender ou desculpabilizar ninguém... Quem é acusado de algo, que se defenda, se puder. mas que o faça dentro daquilo que devem ser as práticas do sistema de justiça...

    ResponderEliminar
  3. Posso dar a minha opinião? Os dois têm razão. As coisas devem ser dadas a conhecer ao povo mas a notícia correcta no momento certo. Eu quero ter conhecimento dos assuntos importantes deste meu país, quero saber das corrupções, mas quero saber o relato verdadeiro porque aí posso dizer bem ou dizer mal com algum critério.

    ResponderEliminar